quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

As últimas horas antes do apagão

Muitas pessoas vem me perguntando como é a tal da anestesia, e quão traumático isso possa ter sido, acho que é uma dúvida comum para quem nunca fez uma cirurgia com antestesia geral, mas vou relatar como foi:

Sexta feira, 01/02/2008

05:55 - Acordei
06:20 - Saí da cama
07:30 - Cheguei ao Hospital, houve um atraso de meia hora aí pois esqueci de levar uma autorização
08:50 - Estava entrando no terceiro andar, onde havia uma sala de espera
09:15 - Fui chamado para o vestuário, onde deixei minha mala com roupas, tênis...
09:22 - Com minha roupinha ridícula de hospital - pelo menos era de algodão e não papel - uma touquinha igualmente ridícula, e umas pantufinhas ridículas, deitei-me numa cama com rodinhas, numa sala cheia de outras pessoas na mesma situação, parecia q estavam todas ocupadas, só estava a minha ali, vazia, com o singelo cobertorzinho branco aberto.

O que me ajudou nesta hora foi que havia alguém do meu lado, e puxou conversa, ele iria operar o joelho, primeira cirurgia também, não ia ser anestesia geral, conversamos ali e o tempo passou voando.

Até que chega a enfermeira, bem diferente do que eu havia idealizado, eu falei que tinha problema com agulhas e tal, e ela sádica e sinicamente: - A é? Todo mundo tem medo de agulhas!

Enquanto isso ela veio com algumas coisas que eu nao quis nem ver, ela falou q iria fazer uma punção, eu lá sabia o q era isso! Mas deduzi q era para colocar o tal do soro, bom, não olhei, nessas horas já estava com outra enfermeira olhando, louca para me ver desmaiar, e o amigo que fiz naquele momento, na cama ao lado, também olhando (e rindo por dentro).

Tentei falar que eu ainda não havia tomado o Dormonid que era para ser tomado uma hora antes, pois ela me veio com uma pilula branca (eu estava esperando uma azul), e uns dois minutos depois, meus amigos, ela me furou.

Bom, e na real? Não doeu nada, não foi efeito do remédio pois nem deu tempo de fazer efeito, procurei não me concentrar nisso, e resisti como um soldado numa guerra!

Já em seguida, fui levado para a sala da cirurgia, com o meu amigo da cama do lado fazendo piada de que eu havia resistido, e desejando boa sorte. Desejei boa sorte a ele também, e prometi visitar seu consultório veterinário quando melhorasse.

09:35 - Chego a sala para cirurgia, aquele globo cheio de luzes no teto, igual nos filmes, várias pessoas na sala, q nao me encaravam, só falei com meu cirurgião e o antestesista, que foram ótimos.

Primeiro troquei algumas palavras com o cirurgião, depois a fase com o antestesista, perguntou se eu era alérgico a algo, falei q só tinha umas irritações acima do normal com algumas picadas de inseto, mas que não sabia se era alérgico a algum medicamento até então.

Ele calmamente me falou o que iria fazer em cada passo, fiquei um tempo no exigênio, coisa de 3 minutos, então ele começou a injetar algo no caninho do soro, ele falou que eu iria me sentir relaxado - realmente me senti - e derrepente toma conta de mim um sono incontrolável, foi muito tranquilo.

~ 14:30 - Aqui já não tinha mais noção de hora, mas deve ter sido por volta disto, acordei.

Para mim, foi um piscar de olhos, e tudo estava pronto, com o anestesista calmamente falando que tudo tinha ocorrido bem, que eu estava acordando e indo para a sala de observação.

Senti uma pressão no rosto, senti saquinhas de gelo em cada lado, vi o meu nariz mais protuberante, e uma bela sensação a qual eu não havia tido há anos, talves a vida toda: eu estava respirando perfeitamente pelo nariz! Que sensação boa! Uma das minhas narinas estava fechada, e eu só "respirava" por uma que não era bem aberta.

Me falaram que minha coloração começou a melhorar depois de eu ter vomitado, também me senti melhor depois disso, é normal engulir sangue nessa cirurgia então está tudo dentro da normalidade.

A letargia residual continuou por horas, só me senti bem mesmo quando acordei, no outro dia, daí já tomei banho e tudo foi melhorando gradativamente.

5 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar
Logo,logo será a minha vez e lendo seu relato me acalma
melhoras
bjs

Unknown disse...

Oi Réu!
Li seu blog...muito legal sua forma de contar as coisas...me deu medo a parte do "vômito"..."engoli sangue"...eca...
Ainda não fui nos cirurgiões...meu orto quer que eu opere com um conhecido dele, mas eu não quero...não gostei do cara...vou visitar o seu cirurgião e outro que eu já consultei...vou ver a questão do plano de saúde tb.
Espero que sua recuperação seja muito rápida!
Abraço
Cris
cristiane.cardoso@logocenter.com.br

Unknown disse...

Esqueci de comentar: você falou que já havia casos de dor de cabeça em sua família.
Na minha vejo muito claro em uma tia o mesmo problema, mas ela nunca teve dor...apenas eu...eu achei que ia pirar de tanta dor...pensei que fosse alguma doença terminal...alguma coisa de outro mundo...pensei em tudo...quando descobri que era caso cirúrgico fiquei feliz e angustiada...feliz por descobrir, finalmente, o que era...angustiada porque nunca operei nada...fora o joelho e a testa costurados e os sisos arrancados...estou nervosa...mas, feliz...talvez mais nervosa que feliz...
Cheguei num ponto que só penso em PASSAR LOGO POR ISSO TUDO e viver minha vida sem dor!!!
Abraço
Cris

Unknown disse...

nossa kara...eu vo passa por uma cirurgia desse tipo...eu tava cum medo qh dize to cum medo ainda mais bem menos do q no começo hehehe...vlw pela historia espero num ter serios problemas com a minha cirurgia tbm abraçao fik cum Deus amigo

Marcel R disse...

cara, como faço pra falar com vc???

abraço!