sábado, 16 de fevereiro de 2008

Auto fisioterapia-maxilar

Vamos seguindo, hoje foi um dia de novas sensações tentando movimentar a mandíbula para os lados para conseguir alguma mastigação.

É possível movimentar apenas 2 mm para cada lado, estou fazendo um auto-teste num bolo de cenoura.

O que é estranho: não sinto a pressão que os dentes fazem, nem sinto as gengivas, a própria língua eu sinto meia boca, então não sei direito como minha língua distribui o alimento para os dentes, me atrapalho todo.

Fora a insegurança de voltar a mastigar algo, o medo iminente de derrepente ouvir um estalo e minha face sair do lugar, ou um parafuso sair pela boca!

Enfim, eu precisava dar este primeiro passo, tenho só mais uma semana para o início das aulas e trabalho e com isso comer fora todos os dias. Cansei de mastigar por hoje, até amanhã.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

1,5 cm de discrepância!

Sim meus amigos, hoje fui a uma nova consulta com o cirurgião, e qual foi minha surpresa: eu tinha 15 mm de discrepância, quase bati o recorde dele, que foi uma paciente com discrepância de 16 mm!

Tirei alguns pontos hoje, apesar de serem feitos de material deteriorável, vulgarmente chamado de auto-absorvível pelo organismo, a cicatrização ocorre mais rapidamente que o tempo que leva para estes fios serem absorvidos, então tem-se que extraí-los. Senti dor para tirar alguns desses pontos, o que é um bom sinal, não estou tão parestesiado assim.

Uma correção: foram usados 25 parafusos e não 24 como havia dito anteriormente.

Hoje dois amigos e uma amiga me viram, e fora um amigo, acharam que eu fiquei d+, melhorei infinitamente, e me parabenizaravam sem parar pela coragem e iniciativa... Ah, ser mimado de vez em quando é bom sim xD

Fui autorizado a parar com o antibiótico, e começar a praticar a mastigação, inicialmente devo me ater a mastigar grãos de feijão e macarrão... Confesso que já tentei mastigar anteriormente, e está muito difícil, parece que não tenho controle nenhum sobre os movimentos de mastigação, também está muito difícil mover a mandíbula para os lados - dói até, por isso vou ter que ir com muita calma.

Como disse a Rô, a maior provação desta cirurgia, é o exercício da paciência.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Amanhã fazem duas semanas


Estou com praticamente duas semanas de pós, ultimamente tenho desinchado pouco - pelo menos percebido pouco - e hoje deu vontade de não me reconhecer.

Parece que fui de prognata pra retrognada! Deve ser por causa do edema, semana que vem devo tirar radiografias para a documentação: estou louco para ver meus parafusos e chapas, também vou ver como ficou o serviço, e alimentar minha imaginação de como ficará quando eu finalmente estiver pronto.

Parei completamente de tomar o anti-dor. Já estou escovando os dentes com uma escova comum - antes usava uma infantil - mas apenas uso externamente ainda.

O primeiro antibiótico acabou, e agora comprei um em pílulas, muito melhor já que estou conseguindo engulir uma pílula sem problemas. O antibiótico inicial era suspensão, era rosado e tinha um gosto artificial de morango, horrível, só criança mesmo deve gostar.

Continuo sem mastigar nada. Não ando dormindo bem, mas isso é devido a uma certa ansiedade e extresse que tem tomado conta de mim por estar tão parado, tomara que amanhã eu esteja liberado para voltar a uma vida um pouco mais normal, só depende da cicatrização.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Planos de saúde e SUS são obrigados a arcar com os custos da Cirurgia Ortognática.

Boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Edição Extra - Agosto de 2007 - Ano 06

O CRO-RJ obtém vitória nacional para a Odontologia após dois anos de luta , em que o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro usou de todos os recursos políticos e jurídicos aos seu dispor, incluindo uma notificação à Agência Nacional de Saúde e uma representação formal junto ao Ministério Público Federal, a ANS finalmente regulamentou o direito dos Cirurgiões Buco-Maxilo-Facial requisitarem exames e internações, determinando, através da Súmula Normativa nº 11, de 21 de agosto de 2007 que:

"[...] a solicitação dos exames laboratoriais /complementares e os procedimentos abrangidos pelas internações hospitalares [...] por imperativo clínico [...] devem ser cobertos pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, mesmo quando promovidos pelo cirurgião-dentista assistente, habilitado pelos respectivos conselhos de classe, desde que restritos à finalidade de natureza odontológica"
.


Anteriormente uma representação formal do CRO-RJ junto ao Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro resultou no reconhecimento da especialidade Cirurgia Buco-Maxilo-Facial como pertencente à Odontologia e por conseqüência, que os cirurgiões-dentistas são os profissionais habilitados para nela atuarem, sendo prerrogativa desses profissionais a requisição de exames complementares na condução de tratamentos odontológicos.

Uma ação do Ministério Público Federal junto à ANS, através deda Recomendação PRM Petrópolis nº 06/2007 ,denunciou as repetidas negativas e os abusos praticados pela operadoras de planos de saúde no atendimento às solicitações dos buco-maxilo, dando prazo de 60 dias para ANS "adotar as medidas necessárias sob Pena de adoção das medidas judiciais cabíveis".
A medida adotada pela ANS refere-se diretamente às "negativas de cobertura a exames e internações solicitados por cirurgiões-dentistas", e representa uma vitória definitiva para as ações da Comissão de Relações Institucionais do CRO-RJ, liderada pelo Presidente do Conselho, Afonso Fernandes Rocha.

Veja o documento na íntegra: http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao_integra.asp?id=1055&id_original=0


*Súmula: "O termo Súmula advém do latin "summula", sendo a Súmula, um extrato, um resumo das reiteradas decisões exaradas, não sendo estas as de 1º grau. A Súmula, explica o teor, ou o conteúdo integral de alguma coisa."

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Resposta aos comentários:

Cristiane: Realmente não entendo por que todo mundo me olhava no shopping... Quanto ao trabalho, peguei três semanas de atestado, mas axo que vou voltar durante a terceira semana pois não agüênto mais ficar sem fazer nada.

Problemas na ATM (Articulação Têmporo-mandibular ou Dobradiça da queixada) podem causar dores de cabeça, mas a recíproca não é verdadeira. Minha articulação causava estalos também, parecia que ia desencaixar, apesar disso minha dor de cabeça vinha em crises: as vezes passava meses sem dor de cabeça, e as vezes passava uma semana com dores todos os dias. Não sei se isso era causada pela ATM, vamos ver como será daqui para frente.

Se estás muito anciosa, faça como eu: "deixe a vida te levar", vá marcando o que precisa ser marcado, conheça um cirurgião que te dê confiança, planeje a questão financeira/plano de saúde, comece o tratamento com o ortodontista, e vá levando sua vida normalmente... quando você se der conta, já estará em casa escrevendo um blog sobre como foi a cirurgia.

Quanto ao vômito, nem liga, eu vomitei na moral e nem senti nojo, deixa eu contar como foi:

- Cerca de 1 hora e meia já no meu quarto, depois de uns 15 minutos de meus pais chegarem para me visitar, comecei a falar (nem pode!), e estava meio nauseado já, derrepente fui piorando, percebi que ia vomitar... e não tinham deixado nada ao alcance para eu vomitar!

Falei que ia vomitar e todo mundo entrou em pânico (meus pais e minha irmã), parecia coisa de filme todo mundo andando em círculos sem saber o que fazer... nesse momento percebi que era só eu e eu mesmo, como em muitos outros desafios da vida.

Pois peguei uma toalha em que estava o saquinho de gelo, botei nas mãos, fiz uma concha com as duas mãos, e vomitei coisa de 1/2 litro, mas foi perfeito, não sujei mais nada... daí chegaram dois enfermeiros mais duas enfermeiras (minha irmã foi no corredor do hospital fazer escândalo que eu estava vomitando sangue hahuahuahua), chegaram com uma bela vasilha de inox, e mais umas quatro toalhas, botei meu saco que vomito na mao de alguem q jogou fora... mas nem vomitei mais.

Se isso te confortar:

Sabe como é... homens que passaram por uma juventude alcoólica não fazem cerimônia para vomitar. Passei por ressacas infinitamente piores do que esta cirurgia.

Alguns dias em piloto automático

Acho que os próximos dias serão no piloto-automático.

Os elásticos que coloquei ontem geraram incômodo, parecido com o de "apertar" o aparelho, mas um pouco pior pois é mais constante.

Estou com as "bochechas" mordidas por dentro, por estarem inchadas, o fato de eu ter falado muito no domingo e me metido a comer algumas coisas diferentes ontem, fizeram ficar bem dolorido hoje - acho que vou apelar para o anti-dor.

Ah, ontem fui ao cinema, normal, no shopping todo mundo me encarava não sei por quê, vi A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos, achei meia boca, mas valeu pela descontração de sair de casa.

Depois ainda fui fazer umas compras de alimento líquido, e foi isso.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Consulta nr. 2

Hoje foi a segunda consulta, a cicatrização está ok em todos os lados, exceto num corte superior direito, por isso ainda vou continuar com o anti-biótico que acabou hoje.

Também fizemos uma lavação com soro. Retornarei para outra consulta na sexta feira.

Botei dois elásticos, a princípio para deixar o tempo todo, na sexta o Dr. falou que talves iríamos colocar outros, e que iria me ensinar a tirar e trocar estes elásticos.

Já estou liberado para comer pastosos - coisa que eu já havia começado no sábado.

E daqui a pouco vou comer um pedaço de Torta Alemã para comemorar =)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Merecidos créditos ao hospital

Com certeza um dos fatores que me deixaram tranquilo, foi o hospital - além, é claro, do cirurgião e anestesista.

Tenho que agradecer ao meu hospital. Agradeço pois minha mãe fez muitos tratamentos e cirurgias num hospital do câncer de Curitiba, e o hospital era péssimo. Na última cirurgia pela qual ela passou por lá, chegando no quarto, nem lâmpada funcionando tinha, tiveram de esperar a manutenção chegar para concertar, a campainha ainda era uma sinetinha de mão, entre outras coisas que não vale citar. Todo esse atendimento VIP para uma paciente de mais de dez anos, que sempre se tratou como particular.

Fui preparado para algo simples, mas melhor que aquele hospital de Ctba. Fiz tudo em particular também.

A propósito, a partir de Outubro de 2007 virou lei: Cirurgias ortognáticas DEVEM SER COBERTAS POR TODOS OS PLANOS DE SAÚDE, INCLUSIVE SUS. Posteriormente irei postar isso por aqui.

Quando chego ao quarto, que surpresa:
  • Ar condicionado c/ controle remoto;
  • Frigobar;
  • TV a cabo;
  • Campainha silenciosa eletrônica;
  • Dois tipos de iluminação: forte e fraca, luz indireta, controles ao alcance das mãos também;
  • Janela panorâmica com vista para o Morro do Boa Vista, e de quebra não entrava sol a tarde;
  • Cortinas persianas tipo black-out - essa não era de controle remoto.
Só faltou uma cama com controles elétricos de inclinação.

Não sei como está a média dos hospitais por aí, mas uma tv a cabo foi o que me manteve vivo, num dia inteiro deitado numa cama, num fim de semana de carnaval!

E essa mordomia não foi num apartamento privativo: peguei um daqueles em que você divide o apartamento com mais um leito, mas a pessoa que estava no outro só vinha pela manhã para uma sessão se 6 horas ligado a uma máquina, para tratar de esclerose múltipla...um cara muito gente boa, quase da mesma idade, com uma doença maldita dessas :/

Fiz a operação no Hospital Unimed de Joinville - SC, dizem que o Hospital Dona Helena aqui de Joinville está no mesmo nível, mas ainda nao fiz um test-drive por lá.

Enfim, hospital é hospital, por melhor que seja, acho que nunca vamos desejar ficar nele mais tempo do que o mínimo necessário, foram 24 horas de P.O., e tchau.