sábado, 9 de fevereiro de 2008

Primeira semana, e 4,6 Kg mais leve.

Lá se foi a primeira - e pior - semana. Agora, que venham as melhorias!

Definição de melhorias neste estágio: melhor capacidade de falar e se alimentar. Sobre melhorias na aparência, prefiro aguardar 2 meses para começar a analizar isso melhor, também por que as melhorias na harmonia facial virão a cada dia durante pelo menos os primeiros 6 meses.

Dados sobre peso: A maior perda é registrada nos dias de internação, normal, praticamente não me alimentei lá, e perde-se muito líquido numa fase de privação de alimentos. Os dados do gráfico acima são desde o dia que fui para a cirurgia até hoje.

Meu peso inicial era de 89,6 Kg, cheguei a aumentar quase 1 Kg naquelas últimas duas semanas pois eu resolvi, a conselhos de outros, comer de tudo sem dor na consciência.

Acredito que nas próximas semanas essa curva de peso venha a se estabilizar, pois espera-se que eu já me alimente melhor. Por outro lado também vou tender a me movimentar mais, então, vamos ver no que vai dar.

Eu acho 4,6 Kg em uma semana uma perda de peso grande, e olha que tentei manter o peso me alimentando bastante - não passei fome. Acho que perdi bastante massa magra, pois eu praticava exercícios com pêso regularmente, e no momento isto está suspenso.

O primeiro almoço de verdade!

Hoje foi o grande dia, decidi arriscar comer um almoço com mais cara de tal.

Foi uma singela sopa de feijão com farinha, vulgo pirão, amassado com um pouco de brócolis. Nunca foi algo tão gostoso. Comi com uma colher pequena e um espelho para acertar a boca e não me babar também, devagar e sempre, e lá se foi um prato de almoço!

Sabe, a principal importância do almoço é demarcar o fim da manhã e o começo da tarde. Foi algo que senti falta, era estranho tomar algo ao meio dia, e derrepente já era a tarde. Aquela lacuna que fica da falta do procedimento que é o almoço: Sentar numa mesa, comidas de almoço, um suco para acompanhar, aquela hora de dar uma parada - o almoço é tudo isso, o ritual.

Era quase uma papinha mesmo, mas foi completamente diferente de tomar algo salgado e com uma cara estranha num copo!

Me sinto com mais energia a cada dia, meu antibiótico esta acabando e segunda é minha consulta com o cirurgião, vamos ver o que vai mudar a partir daí.

Módulo de sobrevivência alimentar.

É só disso que você precisa para ter uma alimentação paralela à do povão que pode mastigar:

Além dos remédios: anti-inflamatório, antibiótico, e anti-dor, tomei muita água de coco, leite desnatado sempre tomei, mas nesta fase também tomei um pouco de leite enriquecido de cálcio, café da manhã sempre misturava esse leite a Sustagem - tenho um de chocolate e um de baunilha para não enjoar, é vitamina de sobra!

Para complementar as proteínas leite de soja - este também nunca dispensei - iogurtes são sempre bons a noite - ainda misturo com leite para conseguir usar canudinho, além dos iogurtes um Activia por noite como fonte de fibras.

Água com gás nunca faltou, continuo com essa opção para quando realmente estou com sede, nos primeiros dias de P.O. não conseguia tomar, agora está tranquilo. Gelatinas só consigo tomar se deixar algum tempo fora da geladeira afim de deixá-la quase líquida. Também tem uns vidros de TAFF MAN-E, como fonte de nutrientes essenciais.

Além disso alguns pecados como latinhas de Pepsi e Schweppes (água tônica citrus) para aquelas horas de luxúria vendo um bom filme a noite :)

* Não recebi este cardápio pronto, montei de acordo com o meu gosto, fica como dica para montar o seu.

UPDATE: Faltaram as sopas, aquelas de saquinho mesmo, para ter algo de salgado na alimentação.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Minha decoração verde.

"Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma"

Aí uma foto de hoje, veja meu lindo pescoço amarelo-esverdeado, tem uma parte azul ali entrando pela camisa que não ficou bem clara.

Meu lado direito ainda está mais inchado que o esquerdo, estou meio assimétrico mesmo, mas como ninguém é simétrico - e mesmo assim eu não era nenhuma aberração antes - estou preparado para esperar uns 2 meses para ter resultados satisfatórios.

Sopa + liquidificador = vômito


Tentei ao máximo continuar com aquelas sopas de feijão, lentilha e legumes batidas no liquidificador, até que tinham um sabor bom, mas não sei se foi a consistência, não aguênto mais.

Primeiro que é muito estranho tomar algo pastoso e salgado, segundo que no almoço de ontem meu estômago deu um nó, fiquei mal a tarde inteira, e de quebra não dormi direito.

Não sei se foi culpa dessas sopas ou o que, mas comecei a achar aquilo nojento, não desceu mais. Parti para viver de doces mesmo, eventualmente ainda vão rolar umas sopinhas daquelas industrializadas, menor valor nutritivo, mas essas não têm me deixado enjoado.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

As últimas horas antes do apagão

Muitas pessoas vem me perguntando como é a tal da anestesia, e quão traumático isso possa ter sido, acho que é uma dúvida comum para quem nunca fez uma cirurgia com antestesia geral, mas vou relatar como foi:

Sexta feira, 01/02/2008

05:55 - Acordei
06:20 - Saí da cama
07:30 - Cheguei ao Hospital, houve um atraso de meia hora aí pois esqueci de levar uma autorização
08:50 - Estava entrando no terceiro andar, onde havia uma sala de espera
09:15 - Fui chamado para o vestuário, onde deixei minha mala com roupas, tênis...
09:22 - Com minha roupinha ridícula de hospital - pelo menos era de algodão e não papel - uma touquinha igualmente ridícula, e umas pantufinhas ridículas, deitei-me numa cama com rodinhas, numa sala cheia de outras pessoas na mesma situação, parecia q estavam todas ocupadas, só estava a minha ali, vazia, com o singelo cobertorzinho branco aberto.

O que me ajudou nesta hora foi que havia alguém do meu lado, e puxou conversa, ele iria operar o joelho, primeira cirurgia também, não ia ser anestesia geral, conversamos ali e o tempo passou voando.

Até que chega a enfermeira, bem diferente do que eu havia idealizado, eu falei que tinha problema com agulhas e tal, e ela sádica e sinicamente: - A é? Todo mundo tem medo de agulhas!

Enquanto isso ela veio com algumas coisas que eu nao quis nem ver, ela falou q iria fazer uma punção, eu lá sabia o q era isso! Mas deduzi q era para colocar o tal do soro, bom, não olhei, nessas horas já estava com outra enfermeira olhando, louca para me ver desmaiar, e o amigo que fiz naquele momento, na cama ao lado, também olhando (e rindo por dentro).

Tentei falar que eu ainda não havia tomado o Dormonid que era para ser tomado uma hora antes, pois ela me veio com uma pilula branca (eu estava esperando uma azul), e uns dois minutos depois, meus amigos, ela me furou.

Bom, e na real? Não doeu nada, não foi efeito do remédio pois nem deu tempo de fazer efeito, procurei não me concentrar nisso, e resisti como um soldado numa guerra!

Já em seguida, fui levado para a sala da cirurgia, com o meu amigo da cama do lado fazendo piada de que eu havia resistido, e desejando boa sorte. Desejei boa sorte a ele também, e prometi visitar seu consultório veterinário quando melhorasse.

09:35 - Chego a sala para cirurgia, aquele globo cheio de luzes no teto, igual nos filmes, várias pessoas na sala, q nao me encaravam, só falei com meu cirurgião e o antestesista, que foram ótimos.

Primeiro troquei algumas palavras com o cirurgião, depois a fase com o antestesista, perguntou se eu era alérgico a algo, falei q só tinha umas irritações acima do normal com algumas picadas de inseto, mas que não sabia se era alérgico a algum medicamento até então.

Ele calmamente me falou o que iria fazer em cada passo, fiquei um tempo no exigênio, coisa de 3 minutos, então ele começou a injetar algo no caninho do soro, ele falou que eu iria me sentir relaxado - realmente me senti - e derrepente toma conta de mim um sono incontrolável, foi muito tranquilo.

~ 14:30 - Aqui já não tinha mais noção de hora, mas deve ter sido por volta disto, acordei.

Para mim, foi um piscar de olhos, e tudo estava pronto, com o anestesista calmamente falando que tudo tinha ocorrido bem, que eu estava acordando e indo para a sala de observação.

Senti uma pressão no rosto, senti saquinhas de gelo em cada lado, vi o meu nariz mais protuberante, e uma bela sensação a qual eu não havia tido há anos, talves a vida toda: eu estava respirando perfeitamente pelo nariz! Que sensação boa! Uma das minhas narinas estava fechada, e eu só "respirava" por uma que não era bem aberta.

Me falaram que minha coloração começou a melhorar depois de eu ter vomitado, também me senti melhor depois disso, é normal engulir sangue nessa cirurgia então está tudo dentro da normalidade.

A letargia residual continuou por horas, só me senti bem mesmo quando acordei, no outro dia, daí já tomei banho e tudo foi melhorando gradativamente.

Fui dar uma volta e quase não voltei!

É amigos, dar uma voltinha dirigindo por 100km quase me mata de sono.

Foram cerca de 40 km para chegar nessa bucólica paisagem, uma estrada sem saída que leva a um Hotel. No começo foi legau, dirigir, liberdade, senti que não estava tão inútil assim. Mas depois de uns 60km entre estradas federais, estaduais, e uma bela estradinha de chão batido, bateu um cansaço anormal.

Agora entendo por que o cirurgião recomendou não dirigir antes da primeira semana de P.O., cheguei em casa e capotei na cama, me senti um inútil denovo. Mas pelo menos estava cansado de verdade.

Aí está uma foto do hotel, com gansos sem noção de nada prestes a dar uma nadada no lago. Gansos não tem prognatismo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Almoço líquido

Conheça o meu almoço: sopa de lentilha com espinafre, e suco de laranja com cenoura.


E quer saber, este pós operatório está um saco.... Estou louco para sair, ver coisas novas, e fazer alguma atividade física mais intensa do que dar a volta na casa.

Nunca fui de dormir demais, e apesar de adorar ver uns documentários, filmes, e muita internet, parece que estou em transe na frente do pc e da tv... Acho que hoje a tarde vou tomar um banho e sair por aí de carro só para quebrar a rotina! Isso mesmo! Ótima idéia!

Ficadica: Quando for fazer sua cirurgia, ocupe-se, senão o tempo não passa... nos primeiros dias de pós você fica sonolento, eu até que estava dormindo bastante, mas agora não quero mais, sempre achei dormir uma perca de tempo :)

Anti-inflamatório: Hoje será meu primeiro dia com o uso do anti-inflamatório suspenso, continuo apenas com o antibiótico e um remédio para dor, que deveria ser tomado em intervalos de 4 a 6 horas, mas já estou tomando em intervalos de 10 horas.

Na próxima terça feira, com uma semana de cirurgia, vou postar meu acompanhamento de peso.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dia do primeiro retorno

Hoje foi o primeiro retorno ao cirurgião, não aconteceu nada, nem precisei botar os elásticos, irei retornar novamente na segunda feira. E a monotonia continua.

Tomara que comece a desinchar a partir de agora, não devo mais usar gelo também, e vou retomar o uso de Arnica - homeopatia - para auxiliar o tratamento. A drenagem linfática foi recomendada, mas ainda preciso aguardar alguns dias para evitar dores.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Terceiro dia de P.O.

Mais uma bela noite de sono, estou tomando menos remédios pra dor do que foi indicado, tomando as coisas sem graça do liquiificador, e tendo sonhos com comida sólida.

O edema não evoluiu nem regrediu, li em algum lugar que pode ficar estagnado por até dez dias, depois regride e volta ao normal até o décimo quinto dia, mas meu cirurgião disse que já começaria a regredir a partir do terceiro dia, vou preferir acreditar nisso.

Planos para hoje: muitas horas de TV, algumas de sono, e alguns litros de líquidos. Vou retomar alguns trabalhos pelo computador também, mas isso não deve tomar mais do que uma hora.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Respiração nasal

A maior diferença e mais imediatamente percebida, foi a desobstrução das minhas vias nasais, é muito bom poder respirar pelo nariz quase o tempo todo, elas já estão bem mais abertas do que antes, estou louco para ver os resultados quando o inchasso diminuir.

E terça feira veremos como vai estar a oclusão, e a necessidade ou não de colocar os elásticos.

Enfim, dia 03


Um belo domingo, já pude dormir em casa, ah que saudades da minha cama!

Parece que tudo fica mais a mão, além de ter mais passa tempos que num hospital.

Alguns fatos que devo compartilhar, o inchasso tende a aumentar até o dia 04 (segunda), porém ele parece estabilizado desde ontem. Ainda estou usando compressas de gelo, até para dar algum conforto, sempre que descanço.

Passo a maior parte do tempo deitado, até para não ficar babando, mas já dá para segurar os lábios fechados por um bom tempo, só que deitado é muito mais fácil de engulir. No hospital, ontem, tomei 3 potes de iogurte misturado com água, não conseguir ingerir nada pastoso, isso me deu uma boa energia, já que estava sem comer desde às 22h do dia 31/02, vivendo de soro mesmo.

Meu peso no dia que fui para a cirurgia - 01/02 cedo era de 89,6Kg, hoje estou com 87,4Kg lá se foram 2,2Kg, vou tentar fazer algum exercício o quanto antes para não debilitar demais, mas parece que isso só será autorizado depois de 15 dias de p.o., aumentar a pressão sanguínea nesses dias pode iniciar sangramentos internos, dificultando a tão esperada rapidez na recuperação.

Ainda estou com a velha cara de fofão, parestesia engloba desde o queixo até a ponta do nariz, porém nada está 100% parestesiado, o máximo eu diria que chega a 85%, na ponta do queixo e do nariz, os lábois chegam a 90%.

Terça feira farei uma visita ao cirurgião, que será então decidido se terei de fazer amarrações ou não, até o momento está tudo solto, fixo apenas pelos parafusos e placas de titãnio.

Só para constar: após a cirurgia, quando fui liberado para o quarto, cerca de 1,5 horas após o período de observação, vomitei aproximadamente 0,5L de sangue, foi o único vômito, e sequer tive sangramentos pelo nariz, isso parece que "ageitou" meu estômago. É comum vomitar e ter hemorragias pelo nariz até amanhã, mas acredito que não terei mais nada desse tipo.

Hoje finalmente vou comer um caldo de sopa, algo salgado me faz falta! Além disto minha alimentação está baseada em água de coco, iogurtes, leite e sustagem®.