quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Planos de saúde e SUS são obrigados a arcar com os custos da Cirurgia Ortognática.

Boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Edição Extra - Agosto de 2007 - Ano 06

O CRO-RJ obtém vitória nacional para a Odontologia após dois anos de luta , em que o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro usou de todos os recursos políticos e jurídicos aos seu dispor, incluindo uma notificação à Agência Nacional de Saúde e uma representação formal junto ao Ministério Público Federal, a ANS finalmente regulamentou o direito dos Cirurgiões Buco-Maxilo-Facial requisitarem exames e internações, determinando, através da Súmula Normativa nº 11, de 21 de agosto de 2007 que:

"[...] a solicitação dos exames laboratoriais /complementares e os procedimentos abrangidos pelas internações hospitalares [...] por imperativo clínico [...] devem ser cobertos pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, mesmo quando promovidos pelo cirurgião-dentista assistente, habilitado pelos respectivos conselhos de classe, desde que restritos à finalidade de natureza odontológica"
.


Anteriormente uma representação formal do CRO-RJ junto ao Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro resultou no reconhecimento da especialidade Cirurgia Buco-Maxilo-Facial como pertencente à Odontologia e por conseqüência, que os cirurgiões-dentistas são os profissionais habilitados para nela atuarem, sendo prerrogativa desses profissionais a requisição de exames complementares na condução de tratamentos odontológicos.

Uma ação do Ministério Público Federal junto à ANS, através deda Recomendação PRM Petrópolis nº 06/2007 ,denunciou as repetidas negativas e os abusos praticados pela operadoras de planos de saúde no atendimento às solicitações dos buco-maxilo, dando prazo de 60 dias para ANS "adotar as medidas necessárias sob Pena de adoção das medidas judiciais cabíveis".
A medida adotada pela ANS refere-se diretamente às "negativas de cobertura a exames e internações solicitados por cirurgiões-dentistas", e representa uma vitória definitiva para as ações da Comissão de Relações Institucionais do CRO-RJ, liderada pelo Presidente do Conselho, Afonso Fernandes Rocha.

Veja o documento na íntegra: http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao_integra.asp?id=1055&id_original=0


*Súmula: "O termo Súmula advém do latin "summula", sendo a Súmula, um extrato, um resumo das reiteradas decisões exaradas, não sendo estas as de 1º grau. A Súmula, explica o teor, ou o conteúdo integral de alguma coisa."

5 comentários:

Unknown disse...

Cara, muito legal a sua atitude de escrever esse blog, ler depoimentos assim é q me deixam mais tranquilo com a decisão de fazer a cirurgia. Pelo q eu li aki, meu caso é igual ao q era o seu, inclusive com relação à respiração bucal.

Comecei o tratamento no mês passado com a colocação do aparelho pra alinhar os dentes. Meu dentista disse q é provável q dentro de 8 a 12 meses eu já esteja pronto pra cirurgia.

Uma das coisas q eu mais fico pensando é se as pessoas ainda vão me reconhecer depois da cirurgia, você mudou muito???

Bom, continue contando aí como está sendo sua recuperação e q tudo continue correndo bem como parece q está!!

ミ★ρяι кєιƒєя тωιѕтє∂ тємρєѕт נσνι★彡 disse...

Nossa essa postagem foi muito útil pra mim, obrigada por compartilhar. Eu vou baixar o documento na íntegra, preciso fazer essa cirurgia, pois está acarretando problemas de saúde sérios em mim, mas eu não tenho condições, pois a cirurgia é muito cara. Agora vou lutar pra conseguir fazer. Obrigada. prikeifer@hotmail.com

Unknown disse...

Moro no pará como posso conseguir esta cirurgia pelo SUS?

Unknown disse...

Moro no pará como posso conseguir esta cirurgia pelo SUS?

Unknown disse...

Moro no pará como posso conseguir esta cirurgia pelo SUS?