quinta-feira, 30 de outubro de 2008

9 meses depois...

E a vida caminha normalmente, sem sinais de recidiva e estimativa de tirar o aparelho até março de 2009.

A parestesia ainda ocorre mas em pequena escala, não encomoda em praticamente nada - as vezes ainda mordo o lábio, mas é raro.
As pessoas em geral nem lembram mais de como eu era, mas opiniões mais sensíveis digamos, garantem: eu mudei depois da cirurgia, e não foi só na aparência.

Realmente, apesar de não me achar melhor em nada, me sinto mais seguro para encarar o mundo e seus problemas, o mundo e suas virtudes. Eu não me apercebia de como eu me limitava em função disso, pensava que não era problema, mas hoje eu vejo como eu estava vivendo num ciclo auto-limitador, me tornando cada vez menor e mais preso, quando o impulso era voar.

Agora me sinto no controle da minha vida, e não perdido num oceano sem saber que direção tomar, e tendo a certeza de ter perdido o navio da minha vida. Não sei se posso atribuir tudo isso apenas à cirurgia, mas talves ela marcou o início de uma fase de mudanças que está sendo ótima.

Denovo: se estas na dúvida sobre fazer esta cirurgia, por favor, leia o restante deste blog, que foi um diário do meu pós operatório e descubra que, com planejamento e conhecimento, tudo se dará de forma miuto tranquila e segura, não há o que temer.

Na minha última visita ao meu cirurgião, ele comentou de uma leitura deste blog que foi lá se consultar com ele, muito legau saber disto. Ele também pediu permissão para divulgar este blog para algum paciente um pouco mais curioso acima do normal, como eu era (e sou com tudo na vida). Vendo outros comentários fico muito feliz em saber de outros cirurigões indicando este blog, muito legau, era isso mesmo que eu queria: uma fonte prática de informações sobre esta tal cirurgia que, inevitavelmente, muda nosso cartão de visitas definitivamente.

Muito obrigado a todos, e se alguém quiser obter mais fotos ou conversar comigo, fique a vontade para visitar meu perfil no orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=13767915158458647296 onde poderão trocar mais informações a respeito, ou se preferirem deixe msn aqui em algum post!

Um grande abraço, e muito obrigado pelas visitas e registros, contem comigo quando precisar.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Lateral da face


Uma lateral da face, estas fotos foram feitas com menos de 2 meses de PO, agora já estou com mais de 3 meses, desinchou bem mais, está ótimo!

Também estou fazendo Fono, o foco dos exercícios é o uso correto da língua, isto previne a recidiva, e vai ajudar a manter a boa oclusão pelos anos vindouros:

  1. Exercícios de postura de língua 10-15 min;
  2. Exercícios de respiração: pela manhã e a noite – 1 narina de cada vez, e, após, simultaneamente;
  3. Exercícios de mastigação: na alimentação diária – alimento p/ E. à D. e mastigação bilateral;
  4. Exercícios de deglutição: com saliva e com líquido, de boca fechada.
  5. Exercícios da espátula e inflar bochechas:
    a.
    Série espátula: 3x direita, 3x esquerda;
    b.
    Série inflar: 3x direita, 3x esquerda (3s);
    c.
    Repetir série “a” e série “b”.
Nada como uma fono, brincar com a língua na frente do espelho com ela do lado é engraçado.

Os exercícios acima foram recebidos na segunda seção, faço uma seção a cada duas semanas, comecei a fazer com 3 meses de PO. É muito recomendável fazer fono, realmente eu estava fazendo tudo errado com a língua...nós, prognatas, não conseguimos nos adaptar de uma hora para outro, o que a natureza leva anos para educar...e ainda assim, muitas vezes, não educa direito.

DOMINE SUA LÍNGUA!
...antes que ela domine você!

domingo, 11 de maio de 2008

Antes de depois - Foto perfil frontal

E lá se vão 3 meses de pós operatório, recebi as fotos do cirurgião e algumas até da cirurgia, quem vai ter estômago para voltar aqui depois e dar uma olhada? heheh

Aí uma imagem lateral da parte frontal, antes e depois de retirar 1,5cm divididos entre maxila e mandíbula.

Se alguém tiver alguma pergunta, use os comentários que respondo aqui!

Um abraço, e até as novas fotos!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Estágio Ossificação: Completo!

Lá se foram 46 dias de Pós...

A ossificação está completa, agora devo começar a fazer mais força para mastigação afim de consolidar ainda mais a ossificação.

Parestesia já está bem menor: não acordo mais com toda aquela sensação de estar usando uma máscara, apesar de ainda ter pontos muito pouco sensíveis.

Continuo nos elásticos, mas apenas 6h por dia, que posso usar a noite.

Daqui há duas semanas começará a fono, e meu cirurgião irá me fotografar.

Estou muito satisfeito com meu sorriso novo, sorrios de graça são distribuídos para todos os lados agora, é ótimo. Mais ótimo é perceber como as pessoas retribuem na mesma moeda. Muito bom.

Vocês que são ou foram progantas sabem: era muito contraste tirar foto com aquele sorriso estranho ao lado de pessoas "normais", e tirar fotos sérias nem sempre são legais também... não tinha escapatória!

E digo-lhes uma coisa: Por mais que a maioria jure que não julga as pessoas pela aparência, é tudo mentira. Mesmo que inconscientemente, elas julgam sim, e pelo menos num primeiro momento, uma boa aparência abre portas...mas depois, é com você.

E no nosso caso, que crescemos sendo fortalecidos por uma certa rejeição, seja vinda de nós mesmos ou das pessoas, temos agora a auto-confiança para ser somada à nossa disciplina, a combinação ideal para uma realização pessoal talvez num nível até acima da média das massas.

Um abração, e ainda estou devendo minha foto...

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Radiografia frontal com destaque para as fixações

Há um pequeno destaque em vermelho nas regiões das chapas.

Aí estão meus 25 parafusos que agora fazem parte de mim, muito bem posicionados e fixando o novo molde da minha face!

Dói? nada! o que dói é esse arco cheio de ganchos... Pensei que os parafusos e as placas eram maiores, com esse tamanico nem vou ter problemas com detector de metais, nem ficar com a cara grudada num alto-falante.

Preciso postar uma foto minha, já estou bem desinchado, questionei o cirurgião sobre se ia ficar praticamente assim mesmo, e ele falou que ainda vai mudar bastante! Algumas pessoas dizem que eu estou no máximo com aparência de alguém que acabou de tirar os cisos, falei isso para o cirurgião e ele falou que para um leigo pode parecer isso, mas para ele, ainda está bem inchado e que ainda vai retroceder bastante...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Perfil

Antes:
Depois:
Ainda vou providenciar radiografias melhores, essas aí fotografei fora daquele "back-light" que estava estragado.

Mas quaaanta diferença, agora já consigo sentir onde foi cortado e até as plaquinhas :)

Depois posto a frontal - que estou sem comparação com o antes, mas que dá para ver perfeitamente a localização das placas e cortes.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

E um brinde à recuperação!

Sim meus amigos, hoje brindei!


Férias chegando ao fim, endorfinas voltaram a fazer seu trabalho, belas surpresas me aguardam para o resto da nova vida!

E para brindar, nada como a minha bebida preferida: Jägermeister. Quem não conhece ainda, ficadica.

"Isso lembra minha infância na Bavária!"

Daqui a pouco academia, e depois visitar pessoal de fora q está voltando a morar em Joinville para as aulas.

E não, ainda não estou me achando muito melhor do que era, pelo contrário, ainda não gosto de me ver no espelho - logo vou providenciar nova foto para postar aqui. O motivo da animação acho que ainda é aquele: finalmente fiz a cirurgia! Quem sabe num futuro próximo eu deixo para ficar insuportável.

Um brinde ao passado, tin tin.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Braziu e seus prazos

Hoje seria o grande dia de postar as radiografias que fiz na segunda, mas daí o que aconteceu? Não entregaram a tempo, também não me avisaram senão eu mesmo iria buscá-las. Agora só quarta feira que vem.

Hoje fui numa nova consulta, tirei todos os pontos degradáveis visíveis que faltavam.

Outra coisa que o peralta do cirurgião fez: eu estava mordendo as bochechas por dentro, mas como eu não sentia muito bem, mordi pra valer, dos dois lados haviam protuberâncias mastigadas...

Quando ele falou pra assistente: — Pega a navalha nr tal... já suspeitei... pois ele tirou uma dessas protuberâncias, e eu nem senti nada, na verdade senti uma dor psicológica apenas, perfeitamente controlável, fez mais alguns pontos e pronto... o outro lado ainda não vi mas acho que ele deixou pra semana que vem.

Já é um alívio a mais. Também fui liberado para exercícios físicos sem impacto, "carquei" pra academia da universidade - que já está bem movimentada - e é muito engraçado ver como as pessoas ficam te encarado com um belo ponto de exclamação no meio da testa.

Certo dia vi um documentário, em que um sensor detectava que pontos os olhos de uma pessoa percorre no rosto da outra, inconscientemente e muito rápidamente, formando assim uma imagem mental.

Resultados: a região mais "olhada" são os olhos, porém os pontos que são várias vezes percorridos também eram o nariz e boca, e depois outros detalhes que poderíam chamar atenção...

Mas basicamente, 50% olhos, 25% nariz e 25% boca. Agora imagine alguém te vendo depois da cirurgia: você com um novo nariz e uma nova boca, metade da sua identidade está alterada, e sem que as pessoas percebam, o cérebro delas fica comparando a imagem mental de vc, com a imagem que estão vendo, tentando achar alguma relação ou até explicação...

E aí ficam hipnotizadas em curto circuito mental por um tempo mais longo que o habital. É engraçado.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Respondendo a comentários

"Uma das coisas q eu mais fico pensando é se as pessoas ainda vão me reconhecer depois da cirurgia, você mudou muito???"

Não respondi antes pois não havia feito um teste sobre isso ainda. Pois nesta última semana acabei saindo e encontrando pessoas que me conheciam de antes da cirurgia, e me viam bastante.

As vezes chego a pensar que as pessoas estão exagerando, elas acham que eu mudei demais - e pra melhor! Sei lá, quando a esmola é demais...

Na volta as aulas é que vou realmente ouvir de tudo, e ver se as pessoas vão me reconhecer. Eu acredito que me reconhecerão sim, com estranheza, claro.

Sabe, em relação a aprência eu era bem mais interessado antes da cirurgia do que agora. Talves seja por que sei que terei mais harmonia facial do que antes, mas também não quero criar super-expectativas sobre isso, melhor deixar o tempo levar o edema embora, e até lá acreditar no que as pessoas dizem por aí.

Check list

Hoje foi o dia dos controles, meu peso permaneceu estável esta semana, em 85,5 kg. Meu peso normal era próximo e abaixo dos 90Kg.

Acho que daqui para frente não perco mais peso.

Estou pensando no que fazer de comida portátil para usar a partir da semana que vem, quando começa a dura vida de estudante trabalhador: estou pensando em algo que eu possa carregar numa bolsa térmica, e me sirva de lanche da manhã, tarde, e as vezes janta.

Hoje meu céu da boca ficou muito dolorido - é ele que a língua usa para lidar com a falta de uma mastigação efetiva - e apelei para o anti-dor, que é alívio imediato. Mastigar continua sendo uma experiência cansativa e pouco produtiva. Ainda mais que estou com um lado da língua machucado por causa de uma banda. Essas dores fazem eu comer devagar, e desistir de comer no primeiro indício de saciedade. Olha aí mais uma vantagem da cirurgia: você se reeduca a comer devagar, e só o necessário.

Cada vez mais sinto umas "coceirinhas", parece que tem um inseto andando rápidamente em alguns pontos, sob a pele. São as conexões nervosas se restabelecendo aos poucos.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Auto fisioterapia-maxilar

Vamos seguindo, hoje foi um dia de novas sensações tentando movimentar a mandíbula para os lados para conseguir alguma mastigação.

É possível movimentar apenas 2 mm para cada lado, estou fazendo um auto-teste num bolo de cenoura.

O que é estranho: não sinto a pressão que os dentes fazem, nem sinto as gengivas, a própria língua eu sinto meia boca, então não sei direito como minha língua distribui o alimento para os dentes, me atrapalho todo.

Fora a insegurança de voltar a mastigar algo, o medo iminente de derrepente ouvir um estalo e minha face sair do lugar, ou um parafuso sair pela boca!

Enfim, eu precisava dar este primeiro passo, tenho só mais uma semana para o início das aulas e trabalho e com isso comer fora todos os dias. Cansei de mastigar por hoje, até amanhã.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

1,5 cm de discrepância!

Sim meus amigos, hoje fui a uma nova consulta com o cirurgião, e qual foi minha surpresa: eu tinha 15 mm de discrepância, quase bati o recorde dele, que foi uma paciente com discrepância de 16 mm!

Tirei alguns pontos hoje, apesar de serem feitos de material deteriorável, vulgarmente chamado de auto-absorvível pelo organismo, a cicatrização ocorre mais rapidamente que o tempo que leva para estes fios serem absorvidos, então tem-se que extraí-los. Senti dor para tirar alguns desses pontos, o que é um bom sinal, não estou tão parestesiado assim.

Uma correção: foram usados 25 parafusos e não 24 como havia dito anteriormente.

Hoje dois amigos e uma amiga me viram, e fora um amigo, acharam que eu fiquei d+, melhorei infinitamente, e me parabenizaravam sem parar pela coragem e iniciativa... Ah, ser mimado de vez em quando é bom sim xD

Fui autorizado a parar com o antibiótico, e começar a praticar a mastigação, inicialmente devo me ater a mastigar grãos de feijão e macarrão... Confesso que já tentei mastigar anteriormente, e está muito difícil, parece que não tenho controle nenhum sobre os movimentos de mastigação, também está muito difícil mover a mandíbula para os lados - dói até, por isso vou ter que ir com muita calma.

Como disse a Rô, a maior provação desta cirurgia, é o exercício da paciência.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Amanhã fazem duas semanas


Estou com praticamente duas semanas de pós, ultimamente tenho desinchado pouco - pelo menos percebido pouco - e hoje deu vontade de não me reconhecer.

Parece que fui de prognata pra retrognada! Deve ser por causa do edema, semana que vem devo tirar radiografias para a documentação: estou louco para ver meus parafusos e chapas, também vou ver como ficou o serviço, e alimentar minha imaginação de como ficará quando eu finalmente estiver pronto.

Parei completamente de tomar o anti-dor. Já estou escovando os dentes com uma escova comum - antes usava uma infantil - mas apenas uso externamente ainda.

O primeiro antibiótico acabou, e agora comprei um em pílulas, muito melhor já que estou conseguindo engulir uma pílula sem problemas. O antibiótico inicial era suspensão, era rosado e tinha um gosto artificial de morango, horrível, só criança mesmo deve gostar.

Continuo sem mastigar nada. Não ando dormindo bem, mas isso é devido a uma certa ansiedade e extresse que tem tomado conta de mim por estar tão parado, tomara que amanhã eu esteja liberado para voltar a uma vida um pouco mais normal, só depende da cicatrização.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Planos de saúde e SUS são obrigados a arcar com os custos da Cirurgia Ortognática.

Boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Edição Extra - Agosto de 2007 - Ano 06

O CRO-RJ obtém vitória nacional para a Odontologia após dois anos de luta , em que o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro usou de todos os recursos políticos e jurídicos aos seu dispor, incluindo uma notificação à Agência Nacional de Saúde e uma representação formal junto ao Ministério Público Federal, a ANS finalmente regulamentou o direito dos Cirurgiões Buco-Maxilo-Facial requisitarem exames e internações, determinando, através da Súmula Normativa nº 11, de 21 de agosto de 2007 que:

"[...] a solicitação dos exames laboratoriais /complementares e os procedimentos abrangidos pelas internações hospitalares [...] por imperativo clínico [...] devem ser cobertos pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde, mesmo quando promovidos pelo cirurgião-dentista assistente, habilitado pelos respectivos conselhos de classe, desde que restritos à finalidade de natureza odontológica"
.


Anteriormente uma representação formal do CRO-RJ junto ao Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro resultou no reconhecimento da especialidade Cirurgia Buco-Maxilo-Facial como pertencente à Odontologia e por conseqüência, que os cirurgiões-dentistas são os profissionais habilitados para nela atuarem, sendo prerrogativa desses profissionais a requisição de exames complementares na condução de tratamentos odontológicos.

Uma ação do Ministério Público Federal junto à ANS, através deda Recomendação PRM Petrópolis nº 06/2007 ,denunciou as repetidas negativas e os abusos praticados pela operadoras de planos de saúde no atendimento às solicitações dos buco-maxilo, dando prazo de 60 dias para ANS "adotar as medidas necessárias sob Pena de adoção das medidas judiciais cabíveis".
A medida adotada pela ANS refere-se diretamente às "negativas de cobertura a exames e internações solicitados por cirurgiões-dentistas", e representa uma vitória definitiva para as ações da Comissão de Relações Institucionais do CRO-RJ, liderada pelo Presidente do Conselho, Afonso Fernandes Rocha.

Veja o documento na íntegra: http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao_integra.asp?id=1055&id_original=0


*Súmula: "O termo Súmula advém do latin "summula", sendo a Súmula, um extrato, um resumo das reiteradas decisões exaradas, não sendo estas as de 1º grau. A Súmula, explica o teor, ou o conteúdo integral de alguma coisa."

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Resposta aos comentários:

Cristiane: Realmente não entendo por que todo mundo me olhava no shopping... Quanto ao trabalho, peguei três semanas de atestado, mas axo que vou voltar durante a terceira semana pois não agüênto mais ficar sem fazer nada.

Problemas na ATM (Articulação Têmporo-mandibular ou Dobradiça da queixada) podem causar dores de cabeça, mas a recíproca não é verdadeira. Minha articulação causava estalos também, parecia que ia desencaixar, apesar disso minha dor de cabeça vinha em crises: as vezes passava meses sem dor de cabeça, e as vezes passava uma semana com dores todos os dias. Não sei se isso era causada pela ATM, vamos ver como será daqui para frente.

Se estás muito anciosa, faça como eu: "deixe a vida te levar", vá marcando o que precisa ser marcado, conheça um cirurgião que te dê confiança, planeje a questão financeira/plano de saúde, comece o tratamento com o ortodontista, e vá levando sua vida normalmente... quando você se der conta, já estará em casa escrevendo um blog sobre como foi a cirurgia.

Quanto ao vômito, nem liga, eu vomitei na moral e nem senti nojo, deixa eu contar como foi:

- Cerca de 1 hora e meia já no meu quarto, depois de uns 15 minutos de meus pais chegarem para me visitar, comecei a falar (nem pode!), e estava meio nauseado já, derrepente fui piorando, percebi que ia vomitar... e não tinham deixado nada ao alcance para eu vomitar!

Falei que ia vomitar e todo mundo entrou em pânico (meus pais e minha irmã), parecia coisa de filme todo mundo andando em círculos sem saber o que fazer... nesse momento percebi que era só eu e eu mesmo, como em muitos outros desafios da vida.

Pois peguei uma toalha em que estava o saquinho de gelo, botei nas mãos, fiz uma concha com as duas mãos, e vomitei coisa de 1/2 litro, mas foi perfeito, não sujei mais nada... daí chegaram dois enfermeiros mais duas enfermeiras (minha irmã foi no corredor do hospital fazer escândalo que eu estava vomitando sangue hahuahuahua), chegaram com uma bela vasilha de inox, e mais umas quatro toalhas, botei meu saco que vomito na mao de alguem q jogou fora... mas nem vomitei mais.

Se isso te confortar:

Sabe como é... homens que passaram por uma juventude alcoólica não fazem cerimônia para vomitar. Passei por ressacas infinitamente piores do que esta cirurgia.

Alguns dias em piloto automático

Acho que os próximos dias serão no piloto-automático.

Os elásticos que coloquei ontem geraram incômodo, parecido com o de "apertar" o aparelho, mas um pouco pior pois é mais constante.

Estou com as "bochechas" mordidas por dentro, por estarem inchadas, o fato de eu ter falado muito no domingo e me metido a comer algumas coisas diferentes ontem, fizeram ficar bem dolorido hoje - acho que vou apelar para o anti-dor.

Ah, ontem fui ao cinema, normal, no shopping todo mundo me encarava não sei por quê, vi A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos, achei meia boca, mas valeu pela descontração de sair de casa.

Depois ainda fui fazer umas compras de alimento líquido, e foi isso.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Consulta nr. 2

Hoje foi a segunda consulta, a cicatrização está ok em todos os lados, exceto num corte superior direito, por isso ainda vou continuar com o anti-biótico que acabou hoje.

Também fizemos uma lavação com soro. Retornarei para outra consulta na sexta feira.

Botei dois elásticos, a princípio para deixar o tempo todo, na sexta o Dr. falou que talves iríamos colocar outros, e que iria me ensinar a tirar e trocar estes elásticos.

Já estou liberado para comer pastosos - coisa que eu já havia começado no sábado.

E daqui a pouco vou comer um pedaço de Torta Alemã para comemorar =)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Merecidos créditos ao hospital

Com certeza um dos fatores que me deixaram tranquilo, foi o hospital - além, é claro, do cirurgião e anestesista.

Tenho que agradecer ao meu hospital. Agradeço pois minha mãe fez muitos tratamentos e cirurgias num hospital do câncer de Curitiba, e o hospital era péssimo. Na última cirurgia pela qual ela passou por lá, chegando no quarto, nem lâmpada funcionando tinha, tiveram de esperar a manutenção chegar para concertar, a campainha ainda era uma sinetinha de mão, entre outras coisas que não vale citar. Todo esse atendimento VIP para uma paciente de mais de dez anos, que sempre se tratou como particular.

Fui preparado para algo simples, mas melhor que aquele hospital de Ctba. Fiz tudo em particular também.

A propósito, a partir de Outubro de 2007 virou lei: Cirurgias ortognáticas DEVEM SER COBERTAS POR TODOS OS PLANOS DE SAÚDE, INCLUSIVE SUS. Posteriormente irei postar isso por aqui.

Quando chego ao quarto, que surpresa:
  • Ar condicionado c/ controle remoto;
  • Frigobar;
  • TV a cabo;
  • Campainha silenciosa eletrônica;
  • Dois tipos de iluminação: forte e fraca, luz indireta, controles ao alcance das mãos também;
  • Janela panorâmica com vista para o Morro do Boa Vista, e de quebra não entrava sol a tarde;
  • Cortinas persianas tipo black-out - essa não era de controle remoto.
Só faltou uma cama com controles elétricos de inclinação.

Não sei como está a média dos hospitais por aí, mas uma tv a cabo foi o que me manteve vivo, num dia inteiro deitado numa cama, num fim de semana de carnaval!

E essa mordomia não foi num apartamento privativo: peguei um daqueles em que você divide o apartamento com mais um leito, mas a pessoa que estava no outro só vinha pela manhã para uma sessão se 6 horas ligado a uma máquina, para tratar de esclerose múltipla...um cara muito gente boa, quase da mesma idade, com uma doença maldita dessas :/

Fiz a operação no Hospital Unimed de Joinville - SC, dizem que o Hospital Dona Helena aqui de Joinville está no mesmo nível, mas ainda nao fiz um test-drive por lá.

Enfim, hospital é hospital, por melhor que seja, acho que nunca vamos desejar ficar nele mais tempo do que o mínimo necessário, foram 24 horas de P.O., e tchau.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Primeira semana, e 4,6 Kg mais leve.

Lá se foi a primeira - e pior - semana. Agora, que venham as melhorias!

Definição de melhorias neste estágio: melhor capacidade de falar e se alimentar. Sobre melhorias na aparência, prefiro aguardar 2 meses para começar a analizar isso melhor, também por que as melhorias na harmonia facial virão a cada dia durante pelo menos os primeiros 6 meses.

Dados sobre peso: A maior perda é registrada nos dias de internação, normal, praticamente não me alimentei lá, e perde-se muito líquido numa fase de privação de alimentos. Os dados do gráfico acima são desde o dia que fui para a cirurgia até hoje.

Meu peso inicial era de 89,6 Kg, cheguei a aumentar quase 1 Kg naquelas últimas duas semanas pois eu resolvi, a conselhos de outros, comer de tudo sem dor na consciência.

Acredito que nas próximas semanas essa curva de peso venha a se estabilizar, pois espera-se que eu já me alimente melhor. Por outro lado também vou tender a me movimentar mais, então, vamos ver no que vai dar.

Eu acho 4,6 Kg em uma semana uma perda de peso grande, e olha que tentei manter o peso me alimentando bastante - não passei fome. Acho que perdi bastante massa magra, pois eu praticava exercícios com pêso regularmente, e no momento isto está suspenso.

O primeiro almoço de verdade!

Hoje foi o grande dia, decidi arriscar comer um almoço com mais cara de tal.

Foi uma singela sopa de feijão com farinha, vulgo pirão, amassado com um pouco de brócolis. Nunca foi algo tão gostoso. Comi com uma colher pequena e um espelho para acertar a boca e não me babar também, devagar e sempre, e lá se foi um prato de almoço!

Sabe, a principal importância do almoço é demarcar o fim da manhã e o começo da tarde. Foi algo que senti falta, era estranho tomar algo ao meio dia, e derrepente já era a tarde. Aquela lacuna que fica da falta do procedimento que é o almoço: Sentar numa mesa, comidas de almoço, um suco para acompanhar, aquela hora de dar uma parada - o almoço é tudo isso, o ritual.

Era quase uma papinha mesmo, mas foi completamente diferente de tomar algo salgado e com uma cara estranha num copo!

Me sinto com mais energia a cada dia, meu antibiótico esta acabando e segunda é minha consulta com o cirurgião, vamos ver o que vai mudar a partir daí.

Módulo de sobrevivência alimentar.

É só disso que você precisa para ter uma alimentação paralela à do povão que pode mastigar:

Além dos remédios: anti-inflamatório, antibiótico, e anti-dor, tomei muita água de coco, leite desnatado sempre tomei, mas nesta fase também tomei um pouco de leite enriquecido de cálcio, café da manhã sempre misturava esse leite a Sustagem - tenho um de chocolate e um de baunilha para não enjoar, é vitamina de sobra!

Para complementar as proteínas leite de soja - este também nunca dispensei - iogurtes são sempre bons a noite - ainda misturo com leite para conseguir usar canudinho, além dos iogurtes um Activia por noite como fonte de fibras.

Água com gás nunca faltou, continuo com essa opção para quando realmente estou com sede, nos primeiros dias de P.O. não conseguia tomar, agora está tranquilo. Gelatinas só consigo tomar se deixar algum tempo fora da geladeira afim de deixá-la quase líquida. Também tem uns vidros de TAFF MAN-E, como fonte de nutrientes essenciais.

Além disso alguns pecados como latinhas de Pepsi e Schweppes (água tônica citrus) para aquelas horas de luxúria vendo um bom filme a noite :)

* Não recebi este cardápio pronto, montei de acordo com o meu gosto, fica como dica para montar o seu.

UPDATE: Faltaram as sopas, aquelas de saquinho mesmo, para ter algo de salgado na alimentação.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Minha decoração verde.

"Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma"

Aí uma foto de hoje, veja meu lindo pescoço amarelo-esverdeado, tem uma parte azul ali entrando pela camisa que não ficou bem clara.

Meu lado direito ainda está mais inchado que o esquerdo, estou meio assimétrico mesmo, mas como ninguém é simétrico - e mesmo assim eu não era nenhuma aberração antes - estou preparado para esperar uns 2 meses para ter resultados satisfatórios.

Sopa + liquidificador = vômito


Tentei ao máximo continuar com aquelas sopas de feijão, lentilha e legumes batidas no liquidificador, até que tinham um sabor bom, mas não sei se foi a consistência, não aguênto mais.

Primeiro que é muito estranho tomar algo pastoso e salgado, segundo que no almoço de ontem meu estômago deu um nó, fiquei mal a tarde inteira, e de quebra não dormi direito.

Não sei se foi culpa dessas sopas ou o que, mas comecei a achar aquilo nojento, não desceu mais. Parti para viver de doces mesmo, eventualmente ainda vão rolar umas sopinhas daquelas industrializadas, menor valor nutritivo, mas essas não têm me deixado enjoado.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

As últimas horas antes do apagão

Muitas pessoas vem me perguntando como é a tal da anestesia, e quão traumático isso possa ter sido, acho que é uma dúvida comum para quem nunca fez uma cirurgia com antestesia geral, mas vou relatar como foi:

Sexta feira, 01/02/2008

05:55 - Acordei
06:20 - Saí da cama
07:30 - Cheguei ao Hospital, houve um atraso de meia hora aí pois esqueci de levar uma autorização
08:50 - Estava entrando no terceiro andar, onde havia uma sala de espera
09:15 - Fui chamado para o vestuário, onde deixei minha mala com roupas, tênis...
09:22 - Com minha roupinha ridícula de hospital - pelo menos era de algodão e não papel - uma touquinha igualmente ridícula, e umas pantufinhas ridículas, deitei-me numa cama com rodinhas, numa sala cheia de outras pessoas na mesma situação, parecia q estavam todas ocupadas, só estava a minha ali, vazia, com o singelo cobertorzinho branco aberto.

O que me ajudou nesta hora foi que havia alguém do meu lado, e puxou conversa, ele iria operar o joelho, primeira cirurgia também, não ia ser anestesia geral, conversamos ali e o tempo passou voando.

Até que chega a enfermeira, bem diferente do que eu havia idealizado, eu falei que tinha problema com agulhas e tal, e ela sádica e sinicamente: - A é? Todo mundo tem medo de agulhas!

Enquanto isso ela veio com algumas coisas que eu nao quis nem ver, ela falou q iria fazer uma punção, eu lá sabia o q era isso! Mas deduzi q era para colocar o tal do soro, bom, não olhei, nessas horas já estava com outra enfermeira olhando, louca para me ver desmaiar, e o amigo que fiz naquele momento, na cama ao lado, também olhando (e rindo por dentro).

Tentei falar que eu ainda não havia tomado o Dormonid que era para ser tomado uma hora antes, pois ela me veio com uma pilula branca (eu estava esperando uma azul), e uns dois minutos depois, meus amigos, ela me furou.

Bom, e na real? Não doeu nada, não foi efeito do remédio pois nem deu tempo de fazer efeito, procurei não me concentrar nisso, e resisti como um soldado numa guerra!

Já em seguida, fui levado para a sala da cirurgia, com o meu amigo da cama do lado fazendo piada de que eu havia resistido, e desejando boa sorte. Desejei boa sorte a ele também, e prometi visitar seu consultório veterinário quando melhorasse.

09:35 - Chego a sala para cirurgia, aquele globo cheio de luzes no teto, igual nos filmes, várias pessoas na sala, q nao me encaravam, só falei com meu cirurgião e o antestesista, que foram ótimos.

Primeiro troquei algumas palavras com o cirurgião, depois a fase com o antestesista, perguntou se eu era alérgico a algo, falei q só tinha umas irritações acima do normal com algumas picadas de inseto, mas que não sabia se era alérgico a algum medicamento até então.

Ele calmamente me falou o que iria fazer em cada passo, fiquei um tempo no exigênio, coisa de 3 minutos, então ele começou a injetar algo no caninho do soro, ele falou que eu iria me sentir relaxado - realmente me senti - e derrepente toma conta de mim um sono incontrolável, foi muito tranquilo.

~ 14:30 - Aqui já não tinha mais noção de hora, mas deve ter sido por volta disto, acordei.

Para mim, foi um piscar de olhos, e tudo estava pronto, com o anestesista calmamente falando que tudo tinha ocorrido bem, que eu estava acordando e indo para a sala de observação.

Senti uma pressão no rosto, senti saquinhas de gelo em cada lado, vi o meu nariz mais protuberante, e uma bela sensação a qual eu não havia tido há anos, talves a vida toda: eu estava respirando perfeitamente pelo nariz! Que sensação boa! Uma das minhas narinas estava fechada, e eu só "respirava" por uma que não era bem aberta.

Me falaram que minha coloração começou a melhorar depois de eu ter vomitado, também me senti melhor depois disso, é normal engulir sangue nessa cirurgia então está tudo dentro da normalidade.

A letargia residual continuou por horas, só me senti bem mesmo quando acordei, no outro dia, daí já tomei banho e tudo foi melhorando gradativamente.

Fui dar uma volta e quase não voltei!

É amigos, dar uma voltinha dirigindo por 100km quase me mata de sono.

Foram cerca de 40 km para chegar nessa bucólica paisagem, uma estrada sem saída que leva a um Hotel. No começo foi legau, dirigir, liberdade, senti que não estava tão inútil assim. Mas depois de uns 60km entre estradas federais, estaduais, e uma bela estradinha de chão batido, bateu um cansaço anormal.

Agora entendo por que o cirurgião recomendou não dirigir antes da primeira semana de P.O., cheguei em casa e capotei na cama, me senti um inútil denovo. Mas pelo menos estava cansado de verdade.

Aí está uma foto do hotel, com gansos sem noção de nada prestes a dar uma nadada no lago. Gansos não tem prognatismo.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Almoço líquido

Conheça o meu almoço: sopa de lentilha com espinafre, e suco de laranja com cenoura.


E quer saber, este pós operatório está um saco.... Estou louco para sair, ver coisas novas, e fazer alguma atividade física mais intensa do que dar a volta na casa.

Nunca fui de dormir demais, e apesar de adorar ver uns documentários, filmes, e muita internet, parece que estou em transe na frente do pc e da tv... Acho que hoje a tarde vou tomar um banho e sair por aí de carro só para quebrar a rotina! Isso mesmo! Ótima idéia!

Ficadica: Quando for fazer sua cirurgia, ocupe-se, senão o tempo não passa... nos primeiros dias de pós você fica sonolento, eu até que estava dormindo bastante, mas agora não quero mais, sempre achei dormir uma perca de tempo :)

Anti-inflamatório: Hoje será meu primeiro dia com o uso do anti-inflamatório suspenso, continuo apenas com o antibiótico e um remédio para dor, que deveria ser tomado em intervalos de 4 a 6 horas, mas já estou tomando em intervalos de 10 horas.

Na próxima terça feira, com uma semana de cirurgia, vou postar meu acompanhamento de peso.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dia do primeiro retorno

Hoje foi o primeiro retorno ao cirurgião, não aconteceu nada, nem precisei botar os elásticos, irei retornar novamente na segunda feira. E a monotonia continua.

Tomara que comece a desinchar a partir de agora, não devo mais usar gelo também, e vou retomar o uso de Arnica - homeopatia - para auxiliar o tratamento. A drenagem linfática foi recomendada, mas ainda preciso aguardar alguns dias para evitar dores.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Terceiro dia de P.O.

Mais uma bela noite de sono, estou tomando menos remédios pra dor do que foi indicado, tomando as coisas sem graça do liquiificador, e tendo sonhos com comida sólida.

O edema não evoluiu nem regrediu, li em algum lugar que pode ficar estagnado por até dez dias, depois regride e volta ao normal até o décimo quinto dia, mas meu cirurgião disse que já começaria a regredir a partir do terceiro dia, vou preferir acreditar nisso.

Planos para hoje: muitas horas de TV, algumas de sono, e alguns litros de líquidos. Vou retomar alguns trabalhos pelo computador também, mas isso não deve tomar mais do que uma hora.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Respiração nasal

A maior diferença e mais imediatamente percebida, foi a desobstrução das minhas vias nasais, é muito bom poder respirar pelo nariz quase o tempo todo, elas já estão bem mais abertas do que antes, estou louco para ver os resultados quando o inchasso diminuir.

E terça feira veremos como vai estar a oclusão, e a necessidade ou não de colocar os elásticos.

Enfim, dia 03


Um belo domingo, já pude dormir em casa, ah que saudades da minha cama!

Parece que tudo fica mais a mão, além de ter mais passa tempos que num hospital.

Alguns fatos que devo compartilhar, o inchasso tende a aumentar até o dia 04 (segunda), porém ele parece estabilizado desde ontem. Ainda estou usando compressas de gelo, até para dar algum conforto, sempre que descanço.

Passo a maior parte do tempo deitado, até para não ficar babando, mas já dá para segurar os lábios fechados por um bom tempo, só que deitado é muito mais fácil de engulir. No hospital, ontem, tomei 3 potes de iogurte misturado com água, não conseguir ingerir nada pastoso, isso me deu uma boa energia, já que estava sem comer desde às 22h do dia 31/02, vivendo de soro mesmo.

Meu peso no dia que fui para a cirurgia - 01/02 cedo era de 89,6Kg, hoje estou com 87,4Kg lá se foram 2,2Kg, vou tentar fazer algum exercício o quanto antes para não debilitar demais, mas parece que isso só será autorizado depois de 15 dias de p.o., aumentar a pressão sanguínea nesses dias pode iniciar sangramentos internos, dificultando a tão esperada rapidez na recuperação.

Ainda estou com a velha cara de fofão, parestesia engloba desde o queixo até a ponta do nariz, porém nada está 100% parestesiado, o máximo eu diria que chega a 85%, na ponta do queixo e do nariz, os lábois chegam a 90%.

Terça feira farei uma visita ao cirurgião, que será então decidido se terei de fazer amarrações ou não, até o momento está tudo solto, fixo apenas pelos parafusos e placas de titãnio.

Só para constar: após a cirurgia, quando fui liberado para o quarto, cerca de 1,5 horas após o período de observação, vomitei aproximadamente 0,5L de sangue, foi o único vômito, e sequer tive sangramentos pelo nariz, isso parece que "ageitou" meu estômago. É comum vomitar e ter hemorragias pelo nariz até amanhã, mas acredito que não terei mais nada desse tipo.

Hoje finalmente vou comer um caldo de sopa, algo salgado me faz falta! Além disto minha alimentação está baseada em água de coco, iogurtes, leite e sustagem®.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Sobrevivi...


Recebi alta às 17h45, pouco mais de 24h após o término da cirurgia.

Já estou em casa, nos próximos dias posto sobre como foi, e algumas fotos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Será daqui a pouco!

Mais umas horinhas e estarei na cirurgia, desejem-me boa cirurgia e a melhor recuperação!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Midazolam

"O Midazolam ( nome IUPAC 8-cloro-6-(2-fluorofenil)-1-metil-4H-Imidazo(1,5-a)(1,4)benzodiazepina ), de formula química C18H13ClFN3, à semelhança do diazepam, faz parte da classe dos benzodiazepínicos. Seu principal mecanismo de ação é nos receptores gabarérgicos aumentando a permeabilidade neuronal aos íons cloretos, colocando a célula em um estado de hiperpolarização. Seus principais efeitos são ansiólise, relaxamento muscular, amnésia e em altas doses pode causar hipnose. As principais vias de administração são a oral, intramuscular e endovenosa. Muito utilizado como pré-anestésico. Pode ser utilizado como agente hipnótico em anestesia geral. É uma droga muito utilizada como sedativo em cirugias extensivas."

- ansiólise: realmente vou precisar, que seja antes de eu ver alguma agulha;
- relaxamento muscular: é bom senão alguém vai levar porrada;
- amnésia: assim não lembrarei de qualquer fato constrangedor;
- hipnose: assim eu fico facinho demais... o grande medo desses medicamentos xD.

Um breve histórico sobre o paciente


A primeiro passo foi dado há 3 anos, quando, por falta de escolha, optou-se pelo início do tratamento ortodôntico para preparação para a cirurgia, e apesar desse tempo todo, parece que ainda não caiu a ficha de que amanhã será o grande dia.

Medos:

O primeiro frio na barriga veio de pensar em cirurgia, sem conhecer nada sobre o assunto, há três anos... e agora outro, finalmente o grande dia, logo eu! logo eu que desmaio para tirar sangue, que nunca quebrei um osso sequer, que nunca fiquei internado, não sei o que é um hospital... e derrepente estarei lá, um pedaço de carne inerte numa mesa, "com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar" Raul Seixas - não! que isso, esperando morte coisa nenhuma.

Estou torcendo pela tal da pílula azul, que nem sei se vai ser azul mesmo, um tal de Midazolam 15mg, 1/2 cp (7.5mg) via oral 1 hora antes da cirurgia, que deve me mandar para um mundo mágico, ou um torpor para o meu espírito...tudo bem, no fundo, só quero piscar os olhos e estar com tudo terminado.

22 horas para o início do procedimento, e contando...

A contagem regressiva de apenas mais algumas horas está iniciada, em breve, teremos um prognata a menos no mundo:

Este Blog será um registro dos desafios enfrentados por mim, numa cirurgia ortognática para correção de prognatismo classe 3, com cerca de 11mm de discrepância.

A cirurgia ocorrerá nesta sexta feira (01/02/08) às 9h no Hospital Unimed de Joinville - SC.